quarta-feira, 9 de março de 2011

Pinguins magellanicos


Em duas ocasiões na Península Valdés tive a oportunidade de clicar umas fotos bem próximas dos curiosos e iriquietos Pinguins de Magalhães ou Spheniscos magellanicus, na primeira vez em 2005 fiz várias fotos analógicas com uma NikonF2 1980 munida de uma tele 300 - mas já tinha uma digital na trip (uma kodak 5.2mpxls) e acabamos aproveitando muitas da kodak nesta viagem. O ponto alto foi uma chuva raríssima por aquelas bandas.

Praia da Estância La Ernestina Punta Norte
Em 2006 na segunda vez além de eu já estar com uma digital EOS20D chegamos aos pinguins na Caleta Valdés com uma luz de fim de tarde show de bola...
 
Nas duas vezes o encontro se deu em clima e locais diferentes da península o que proporcionou observar comportamentos diversos dos pinguins, da primeira vez eu e a Chi nos hospedamos na Punta Norte na estância La Ernestina assim podemos ter uma imersão maior na fauna local que habita em grandes colônias dentro da estância.

Entrada da ciudad de los pinguinos...





O guia Juan é da família de proprietários que criam ovelhas na península faz um século, ele nos leva de LandRover 110 pela “fazenda” e nos guia e nos orienta para visitarmos as colônias de centenas de leões-marinhos e de pinguins sem estressa-los.  A abordagem é conduzida com sabedoria pelo Juan que nos deixa “na cara do gol” para observação na reserva que é o seu quintal, onde ele espera a temporada para fotografar as orcas.


O tempo fechando

E o arcobaleno depois da rara chuva em Valdés.





A praia dos Pinguins é um talude (plano inclinado) natural de seixos rolados de todos os tamanhos e mais junto ao mar são minúsculos e milhões.

Na época deduzi que seriam “rolling stones” que vinham se polindo em grupo por milhares de anos desde os Andes vindo com o degelo até ali para discordância do Fred um porteño que também estava hospedado na estância, mas hoje depois de ler “Viaje a la Patagónia Austral” do mui argentino Perito Moreno, aprendi que a ciência deve ter deduzido isso desde o sec. XIX.


Os seixos refletem o arco-íris do céu austral.

Chegamos de cima do talude em direção ao mar e os pinguins foram abrindo uma roda em torno do nosso grupo. Era como alguns aliens chegando numa copacabana cheia e todos irem se afastando para uma distância segura.

Éramos três casais mais o Juan como guia e ficamos sentados na praia um tempo e assim logo os pinguins vieram mais para perto para matar a sua aparente curiosidade sobre nós.

Então caiu um vento forte com uma chuva fina que fez render fotos interessantes de pinguins e arco-íris. Nosso guia criado na região chamou de evento de raro essa chuvinha.

Na segunda vez que encontrei os pinguins foi na Volta Patagônica em 2006 e eu e o Gama saímos tarde do Camping Municipal de Puerto Pirâmides e até chegarmos ao meio da península indo pela Punta Delgada (sul) já caía a tarde e acabamos com uma luz magnífica dourada.

Caleta Valdés costa leste da península.
Na costa leste a praia de seixos forma uma “restinga” que protege um braço de mar de uma cor incrível no sentido norte sul é a Caleta Valdes.

Pinguins de Magalhães ou Spheniscos magellanicus limpando o gogó.
Esta baía protegida é uma santuário para elefantes marinhos, focas, leões marinhos, aves diversas e pinguins. Eles chegam até a cerca que separa a margem da caleta da estrada sobre o “cliff”, sobem o barranco para fazer seus ninhos longe da água. Os da Punta Norte também vão além do talude da praia.

Na península não se pode sair da estrada para dentro das áreas selvagens - a não ser, por exemplo, hospedados na La Ernestina -, como não era o nosso caso desta vez aproveitamos a proximidade voluntária dos pinguins que ficavam a poucos metros das nossas lentes.
Eles pareciam estar se preparando para dormir pois chegavam do mar depois de longa subida e muitos deles batiam as asas/nadadeiras esticavam o pescoço e soltavam um som rouco como se estivessem fazendo gargarejo limpando o gogó.. provavelmente de tanto peixe que vai e volta para os filhotes comerem.

 
Ninho de Pinguin muito próximo da estrada.

O bom de ter ido algumas vezes é que agora eu já sei o horário e a época certa para cada caso, filhotes, pinguins, leões, orcas...







Mas ainda quero aumentar meu acervo de pinguins não só os magellanicos, mas outros tipos que habitam a patagônia argentina e chilena, só falta organizar mais uma trip... Laguna de Rocha, Baía Bustamante, Puerto Deseado, Rio Santa Cruz, os passos e lagos andinos...  me aguardem.


Leões ao sol da austral na península.