terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Invasão dos Sagüis na Ilha de Santa Catarina







A Invasão dos Sagüis na Ilha de Santa Catarina

Preservar a ilha dos sagüis é nossa obrigação, afinal temos o privilégio de poder controlar as nossas espécies invasoras exatamente pela condição insular.
Outras cidades que enfrentam a proliferação exagerada desta espécie não tem como controlar o problema como nós podemos aqui na Ilha de Santa Catarina.


Aparentemente tão simpáticos, esses pequenos macaquinhos acabam incomodando muito aqueles que moram próximo as matas e encostas e começam a alimentá-los inadvertidamente. “Ah mas ele é tão bonitinho” me dizem, e eu relembro: Não é isso que pensam os passarinhos... que tem seus ovos e filhotes predados por essa “novidade” entre seus já muitos predadores naturais.
Diferente dos nossos macacos-prego esta espécie se distribui naturalmente no Brasil central se estendendo até o norte do Paraná. Aqui no estado de SC só ocorrem por conta de fugas de criadouros ou solturas clandestinas.

Dentro da mata fechada já testemunhei um bando de mais de 20 sagüis passando nas árvores sobre uma trilha do norte da ilha. Os localizei pela algazarra que as gralhas azuis faziam enquanto o bando predava o seu ninho. Eles já são muitos mesmo para as espertas e valentes gralhas.

Sou apenas mais um “observador do fim do mundo”, mas acredito que deveríamos aproveitar nossa condição de ilha para desenvolver um programa de captura e realocação desses indivíduos estranhos a ecologia da nossa região, se não o fizermos, nossa ilha que poderia perfeitamente ser conhecida como “ilha dos pássaros” talvez dentro de uns poucos anos vire então a “ilha dos micos”...








Nenhum comentário:

Postar um comentário