segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Último birding do ano de 2022

No dia 22 de dezembro último apareceu uma reserva de bird-watching para tres pessoas, eram a Martha, a Megan e a Mell, tres garotas americanas interessadas em conhecer a avifauna da Ilha. Depois de uma semana de chuva, e no último dia antes de eu ter que viajar para o Natal com a família, parou de chover e abriu um dia viável para a nossa sorte.

Combinamos fazer os dois passeios oferecidos na operadora ( brasiltrails.com/tours/bird-watching/ ) o Promontório das Aranhas, atrás do Resort Costão do Santinho, e a tarde na restinga do Pontal da Daniela.

A trilha do Morro das Aranhas estava bem alagada e foi uma aventura chegar lá em cima onde a paisagem sempre compensa a subida especialmente para estrangeiros pela primeira vez na Ilha de Santa Catarina. Quem salvou o dia nesta trilha foi um Baliceros culicivorus, ou Pula-pula que no meio da trilha revoava entre nós. 

Descobri que ele tinha um ninho sob uma das inúmeras bromélias que margeiam a trilha e ficou por ali voando e pula-pulando de galho em galho a nossa volta encantando as birdwhatchers americanas.

Eu nem conseguiria focá-lo, se tivese tentado, devido a proximidade do passarinho que voava em torno do nosso grupo e entre nós. Minha teleobjetiva só foca a partir de 3 metros de distância do alvo.

Depois da cansativa, e escorregadia, trilha, afinal havia chovido toda a semana, marcamos o encontro no Daniela mais cedo para as 14;00. Chegamos lá, as ruas do balneário também estavam alagadas, mas nos encontramos no ponto marcado antes do horário ainda.

A restinga da Daniela é um dos meus locais preferidos para observação, como sempre foi show, as meninas adoraram e eu consegui bons registros que seguem:






































As legendas estão em inglês por causa das americanas que foram as parceiras deste Birding Day.

Breve teremos mais postagens, paulatinamente voltamos a atividade de forma mais constante e tentarei mais organizada. dá um certo trabalho editar as fotos e pesquisar as identificações das aves, mas também dá um certo prazer.

Saudações da Ilha de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário