sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Beija flores

Beija-flor-de-papo-branco Leucocloris albicloris

"Ucceli dal Brasile"
Le frenetiche dolcezze dei colibri

A prima Jurubeba veio ao Brasil, voltou a visitar a Ilha de Santa Catarina e nos trouxe o Luca, também ilhéu, mas de Veneza. Desde então eu fiquei encucado com uma de minhas idéias.

Faz algum tempo me dedico regularmente a fotografar aves e classificá-las segundo os livros.


Beija-flor-preto Florisuga fusca
 Gosto de “caçar” estas imagens, mas pensando pelo lado das aves... me sinto um verdadeiro paparazzo ou paparazzi, sempre bisbilhotando a vida dos passarinhos e seus momentos privativos. Comendo, dormindo, dando uma voadinha...

Como em português uccello é pássaro, e alguns de nossos poetas e músicos já grafaram até como passarim, eu inventei o nome PASSARAZZI juntando as duas palavras...

Com esse nome, na internet, envio bissextamente para uma lista de amigos e interessados uma série de fotos de aves que faço por aí, em Florianópolis, na Patagônia, na Praia, no Deserto, onde estiver com o equipamento, eu vou à cata desses momentos ornitológicos...


Beija-flor-da-veste-preta Antracothorax nigricollis 
  Não me lembrava do título em italiano do filme de Pasolini, “Gaviões e Passarinhos” (em português), portanto foi uma surpresa para mim quando Luca pronunciou a palavra uccello e conversamos um pouco sobre o que ele gosta: a origem das palavras. Então eu pensei: oiseau, bird ou até nos nossos visinhos na América do Sul: pájaro!...

Putz! Minha grande idéia para dar nome ao trabalho com as fotos de pássaros só serve para o Brasil... Que tragédia, he he.
Resta apenas a tristeza e decepção se afogar em uma quantidade adequada de cerveja, caipirinha, cachaça, ostras e camarão ilhéus (não necessariamente nessa ordem).


Beija-flor-de-fronte-violeta Thalurania glacopis
 Depois fiquei muito honrado com o convite para mandar fotos e escrever sobre pássaros brasileiros no Il Ridotto e com isso me senti um pouco melhor, mas me vi novamente diante da idéia de circunscrever alguma coisa somente ao Brasil, pois Luca falou em uccelli brasiliani.

Vamos ver as coisas por outro lado então, heterodoxamente, pensei em começar falando dos Beija-flores, por exemplo, que não existem no velho mundo. Beija flores são exclusivos das Américas ocorrendo do Alaska até a Terra do Fogo.

Beija-flor-de-papo-branco Leucocloris albicloris
No Chile, no arquipélago de Juan Fernandes fica a conhecida a ilha de Robinson Crusoé, lá existe o Picaflor Rojo de Juan Fernandes, endêmico, pois a ilha é distante da costa chilena. Os campeões da biodiversidade são Brasil e Equador que possuem juntos metade das centenas de espécies conhecidas. Eles são da ordem Trochiliformes que possui apenas uma família Trochilidae, dividida em 108 gêneros e 322 espécies conhecidas de Beija flores. Eles são muito bonitos, luminosos e muito rápidos o que torna difícil fotografá-los. No quintal da minha amada tem umas árvores ainda crescendo e os pais dela cuidam todos os dias de bebedouros para pássaros com um pouco de açúcar ou mel, eles ficam na sombra e são lavados frequentemente o que garante a saúde dos beija-flores ou pelo menos a freqüência das suas visitas.


Beija-flor-de-banda-branca Amazilia versicolor

Sempre me disseram que essa prática faz mal aos bichinhos e que o certo é plantar trepadeiras de flores  específicas na sua varanda ou quintal, e coisa e tal... também acho, mas enquanto essa varanda não existe, tenho constado que os beija-flores do jardim dela continuam voando a mil-por-hora e parece que nenhum deles morreu, pelo contrário, pois a quantidade de indivíduos e espécies diferentes só tem aumentado no jardim da Chi.

E eu vou aproveitando para bisbilhotar, registrar e mandar para vocês um pouco da vida deles, aqui e ali, pousados e voando em busca do falso néctar...



Neno Brazil
Ilhade Santa Catarina
novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário